top of page
Rafael Gonzalez

Carta para Investidores: Novembro/2024

Faltam 49 dias até o final de 2024, assim trago um retrospecto dos últimos 3 meses e impactos nas carteiras. No Brasil tivemos duas reuniões do Banco Central - com aumentos de 0,25%, e 0,50% - elevando a Selic para 11,25% a.a.

A decisão do BC reforçou o compromisso com a politica monetária para conter possíveis pressões inflacionárias.

A magnitude dessa ciclo de aumento de juros é incerta, o mercado trabalha com uma expectativa de taxa SELIC terminal acima de 13%a.a.


Câmbio: O BRL começou Agosto em R$ 5,20 , e hoje é negociado a R$ 5,80. Essa depreciação muito por conta de: a) incertezas fiscais no Brasil; b) Politica Monetária nos EUA, com FED iniciando diminuição de juros, c) Eleições Americanas;


Renda Variável: Fundos de investimentos multimercados com exposição em ações, Fundos de Ações, e Ações Brasileiras foram impactadas negativamente em 2,40% nos últimos 3 meses vs Bolsas mundiais surfando um excelente momento, com SP500 subindo 11,50% no mesmo período.


Para o investidor local, existe uma tríade importante em Renda Fixa:

>> IPCA: nos últimos 12 meses, IPCA atingiu 4,76%. Carteira com exposição IPCA+ taxa são boas alternativas para prazos mais longos;


>> DI: nos últimos 12 meses, CDI acumulado foi de 10,88%. Carteiras com exposição em CDI+ ou pós-fixadas com prêmio por conta de prazo, são uma boa opção;


>> Pré-fixados: subiram bem as taxas, chegando a pagar acima de 14% a.a, para prazos mais longos;


Pensando pelo ótica do investidor - rentista - sem preocupação com prazo de resgate, existem bons prêmios hoje no mercado de Renda Fixa.

Momento bem favorável!


Do ponto de vista dos investidores mais arrojados, essa nebulosidade no front fiscal e polìtico, ambos impactam negativamente ativos de risco tais como: câmbio, ações e fundos mais arrojados.

Dessa forma, cada vez mais frequente o stress e choques entre mercado & governo.


Nosso trabalho é trazer um pouco do contexto e adaptar às carteiras, com um bom balanceamento de risco, avaliação de prazos de investimentos, diante desse ambiente um pouco mais desafiador para o Brasil.


Boa semana.!!

Rafael Gonzalez

9 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page